Artigo com dicas e informação para você

08-02-2022


"A medicina se fundamenta na natureza, a natureza é a medicina, e somente naquela devem os homens buscá-la. A natureza é o mestre do médico, já que ela é mais antiga do que ele e ela existe dentro e fora do homem."
PARACELSO
Aromaterapia

É considerada uma terapia alternativa ou complementar, embora seja um tratamento bastante antigo, que surgiu da fitoterapia e que é comumente usada em conjunto com esta. É utilizada no tratamento das mais variadas enfermidades e desequilíbrios, sendo considerada uma terapia holística. 

A Aromaterapia deve, mesmo assim, ser empregada com cautela e de preferência, guiada por um profissional especializado, que saberá verificar as contraindicações, além de dosagens melhores formas de uso. 

Aromaterapia

História da aromaterapia

Nossa história ancestral nos conta que desde os primórdios dos tempos. Era na natureza que os homens encontravam todos os recursos e mistérios no reino vegetal. Era de lá que retiravam tudo que necessitavam, desde alimento, remédios até a vestimenta e abrigo.

Corazza, S (2002). Aromacologia, uma ciência de muitos cheiros. Editora SENAC, São Paulo, Brasil. Kalemba, D., Kunicka, A. (2003). Antibacterial and antifungal properties of essential oils. Current Medicinal Chemistry 10: 813-829. Erich Keller (1998). Guia completo de aromaterapia. Editora Pensamento, São Paulo. Brasil. Tetrazini M.C.R. dos Anjos, (1996). Terapia aplicada através dos óleos essenciais. Editora Roka. São Paulo. Brasil.

Não precisavam ser botânicos para observar e apreciar a magia, a energia e a diversidade do mundo das plantas. A utilização de ervas aromáticas fazia parte da tradição de quase todo os povos do planeta. Assim, a história da Aromaterapia é um capítulo exótico dessa relação entre Homem e Natureza. O uso da defumação era generalizado e servia para limpar o ambiente de maus espíritos, doenças e ao mesmo tempo e indiretamente livravam de insetos e todo tipo de pragas. O uso de defumadores e incensos era e continua sendo uma prática em templos, igrejas e locais de grande concentração de pessoas que desta forma são beneficiadas pelo poder antisséptico dos ingredientes utilizados nos defumadores e incensos.  

Crie o seu site grátis!