Aromaterapia Atual

08-02-2022

Depois de um grande número de publicações sobre óleos essenciais e a arte da destilação, finalmente em 1563 Giovanni Battista Della Porta, escreveu "Liber de distilatione", com o objetivo de especificar claramente os óleos carreadores, os óleos essenciais e os métodos param separar os óleos essenciais das aromáticas águas destiladas. 

Atualmente a aromaterapia vem pouco a pouco, recuperando sua herança Terapêutica. Acredita-se que tenha sido perfumista e engenheiro químico francês, Rene-Maurice Gattefosse, o primeiro a utilizar o termo "aromatherapie" aproximadamente no ano de 1928. 

René-Maurice Gattefossé

QuímicoNascimento: 19 de dezembro de 1881, Lyon, FrançaFalecimento: 1950, Casablanca, Marrocos 

Outro importante trabalho e que ajudou a difundir a "terapia através dos óleos essências", foram escritos pelo Dr. Jean Valnet, que falam sobre suas experiências com os óleos essenciais. Sua experiência com aromaterapia começa durante a sua participação do, Dr. Valnet, como médico na Frente Armada Francesa, na segunda guerra mundial, que ao ficar sem antibióticos, devido às condições precárias, optou por fazer uso dos óleos essências para tratar as vítimas. Pois sabia que os óleos essenciais possuíam poderosos efeitos em reduzir e mesmo evitar os processos infeccioso, e desta forma, Dr. Valnet, utilizou esta possibilidade para salvar muitos soldados da morte ou amputação. Em outro livro, publicado em 1964, "Aromatherapie", Dr. Valnet descreve os resultados positivos do uso de óleos essenciais em tratamentos de desordens médicas e psiquiátricas. 

Jean Valnet

MédicoNascimento: 27 de junho de 1920, Châlons-en-Champagne, FrançaFalecimento: 29 de maio de 1995, Vulaines-sur-Seine, França

Outra personalidade de destaque foi Margaret Maury (1895-1968), bioquímica que estudou o trabalho de Valnet e introduziu a visão holística dentro da aromaterapia, criando assim um método de aplicação dos óleos pela massagem e de acordo com as características temperamentais e de personalidade de seus clientes. Desenvolveu métodos terapêuticos de aplicação destes óleos na pele (como a massagem por exemplo) reintroduzindo um antigo método da aromaterapia no mundo moderno. 

Foi Madame Maury que adicionou o óleo essencial à estética e cosmética por intermédio da massagem.  

A enfermeira e assistente cirúrgica Marguerite Maury, nasceu na Áustria em 1895 e viveu em Viena. Foi considerada a pioneira em estabelecer essa perspectiva dentro da aromaterapia. Seu método de aplicação dos óleos essenciais pela massagem, de acordo com o temperamento e personalidade do usuário, idealizando assim as "prescrições individuais". Marguerite Maury divulgou seu trabalho em toda a Europa e abriu clínicas de aromaterapia em Paris, Suíça e Inglaterra (RHIND, 2012).

Revista Brasileira de Plantas Medicinais 

Paolo Rovesti que contribuiu com estudos; de bergamota, limão e laranja; e o benefício das essências em estados de ansiedade e depressão. 

Crie o seu site grátis!